quinta-feira, 26 de junho de 2008


A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) considera grave o episódio de violência e insegurança» corrido quarta-feira nas instalações provisórias do tribunal de Santa Maria da Feira e apoia a suspensão de audiências caso seja essa a decisão dos juízes, informa a agência Lusa.
A leitura da sentença de 18 arguidos condenados por tráfico de droga terminou em agressões a dois juízes, que sofreram ferimentos e escoriações, num julgamento que decorreu no Pavilhão dos Bombeiros de Santa Maria da Feira, as instalações provisórias do tribunal.
«Tribunais perdem autoridade e prestígio»
Para a ASJP, as instalações onde está a funcionar provisoriamente o tribunal de Santa Maria da Feira «no reúnem as condições mínimas de segurança e dignidade para realizar julgamentos»
Esta situação é «muito grave» e revela «falta de sistemas de vigilância e policiamento adequados» nos tribunais, o que provoca «sentimentos de intranquilidade nas pessoas que trabalham e utilizam os tribunais, além de uma imagem de perda de autoridade e de prestígio do Estado».
ASJP apoia juízes se estes pretenderem suspender audiências
Neste sentido, a Associação «considera absolutamente necessário que seja encontrada uma solução definitiva, no máximo já a partir de Setembro, tal como foi publicamente prometido pelo Governo».
No comunicado, a ASJP refere também que apoia os juízes caso estes considerem «adequado suspender a realização de julgamentos e diligências públicas» e «exigirá ao Governo e ao Conselho Superior da Magistratura que sejam tomadas medidas imediatas e concretas no âmbito das suas responsabilidades próprias no sistema de administração dos tribunais».
«Agressões são graves mas não podem ser dramatizadas»
O vice-procurador-geral da República, Gomes Dias, considerou esta quinta-feira, «graves» as agressões aos juízes ocorridas no tribunal de Santa Maria da Feira, recusando contudo dramatizar a situação.
«Todas as desordens são graves e mais graves são se foram num local que devia estar protegido e representa o exercício de autoridade», disse Gomes Dias, acrescentando que «alguma coisa falhou».
O vice-procurador, que falava aos jornalistas à margem de um seminário internacional sobre polícia e os media, considerou no entanto que se tratou apenas de um «incidente».
Falta de segurança nos tribunais é um problema conhecido pelo Governo
O responsável comentou ainda que o facto de o tribunal de Santa Maria da Feira estar a funcionar provisoriamente no Pavilhão dos Bombeiros não ajudou à situação. «Mas também não vamos dramatizar uma situação destas», sublinhou.
A falta de segurança nos tribunais é um problema conhecido do Ministério da Justiça, segundo Gomes Dias, estando a ser pensado um sistema de controlo de acesso das pessoas, que será uma solução a nível nacional.
«Mas [mesmo esse sistema] não vai resolver todos os problemas. Não há nenhum sistema infalível», comentou.
O vice-procurador adiantou ainda que o incidente será analisado ao pormenor pela Procuradoria e pelo grupo de trabalho que está a estudar o sistema de controlo de acesso aos tribunais. «Vamos aguardar que haja soluções a curto prazo», referiu.


NÃO RESTAM DÚVIDAS QUE ERA BEM MAIS IMPORTANTE RENOVAR A FROTA AUTOMÓVEL DO MINISTERIO DA JUSTIÇA, GASTANDO MILHOES DE EUROS EM NOVOS CARROS PARA O MINISTRO, SECRETARIOS DE ESTADO E OUTROS, DO QUE DOTAR ESSA VERBA EM MELHORAMENTOS DOS NOSSOS TRIBUNAIS E DAS CONDIÇOES DE TRABALHO DOS MESMO. GRANDE PAÍS, GRANDES RESPONSÁVEIS GOVERNATIVOS. VAMOS A PASSOS LARGOS A CAMINHO DO 3º MUNDO. É TRISTE. MAS NÃO ESQUEÇAM É PRECISO É CONTINUAR A PAGAR IMPOSTOS ALTÍSSIMOS PARA QUE OS NOSSOS GOVERNANTES POSSAM USUFRUIR DAS SUAS "JUSTAS" REGALIAS

Um comentário:

M. Alexandre disse...

Obrigado pela sua coragem. Tem piada que quando vejo estes governates energumenos, os vejo rodeados de imensa protecçao. Sabem, isto so muda quando um deles evar uns valentes estalos, dados por um trabalhador prejudicado por esta xuxia. (são tao poucos nao sao ??? )
continuem sem medo. XOcrates tem pes de barro, ó se tem.